Esta semana viu desabrochar mais um cromo neste imenso jardim que é a bola lusitana. Um lírio negro, diminuto em tamanho, mas grande na alma conquistadora que invade a Sé de Braga e transborda até à zona limítrofe do concelho que viu nascer o placard dos pneus Ramôa.
Trata-se de algo invulgar, paradoxal, até.
Um cowboy zambiano com coração de artista. Pés aveludados sob um sombrero urbano de pós-modernismo vintage. Um bronzeado Caccioli sob o efeito de LSD. O Dibo séc. XXI com um chapéu porreiro. Uma brisa fresca após uma tempestada de verão.
As referências são extraordinárias. Durante a badalada festa do 12º aniversário de João Moutinho, que teve lugar na semana passada, Pedro Mantorras explicava ao seu filho mais novo (que é professor de educação física do prodígio algarvio) que teria ouvido relatos de inesperada grandeza vindos do zambiano Zesco United. A lenda crescera de forma mais célere do que uma incursão de Gaoussou Fofana pelo flanco direito dos estudantes: vinha aí craque, e dos grandes.
Rainford Kalaba, 1,64m de explosão e 56kg de descaramento, tudo embulhado num bonito pack magistralmente coberto por um chapelinho do mais fino recorte.
Porque il fantasista é assim mesmo - destemido, arrogante, desafiador das mais conservadoras opiniões sobre o que é realmente o futebol. Para ele, o futebol faz-se no momento, muda a cada segundo, inova-se a cada passe, surpreende a cada drible e emociona a cada carícia ao esférico. Com o pequeno cowboy Rainford a conduzir a manada bracarense, a evolução da espécie futebolística é apenas uma mera formalidade.
Porque sim.
Porque ele pode.
A lenda já chegou a Portugal, e a História reescreve-se as we speak. Em dois dias apenas, já nos presenteou com um milagre, como relata o impoluto diário "record":
"Kalaba mostrou que conhece os princípios do jogo e os movimentos, sendo que teve 26 intervenções durante o treino, tendo efectuado 18 passes, cinco dos quais errados, e cinco remates de meia-distância, obtendo um golo. Que mereceu as felicitações de Jorge Jesus. Em inglês, como uma espécie de homenagem."
Cá está, Cowboy Kalaba já fez Jorge Jesus exprimir-se em inglês. Logo ele, que se degladia há décadas contra a língua portuguesa, numa hedionda batalha que já fez mortos, feridos, e famílias enlutadas.
Continua assim, bravo cowboy, e o Mundo será teu.
16 comentários:
Boax meus srs. Este vai ser a minha 1ª vez.. em termos de posts. Vou deixar aki a minha homenagem ao sósia do Yannick Djaló mas sobertudo ao seu chapéu lol
Eu bem digo que o meu Braga tem potencial para (depois do Guimarães) ser o clube com mais cromos da história...
Até nisso somos grandes!!
Este gajo só por usar este chapéu MERECE entrar em qualquer plantel, principalmente no do SCB...aliás, se o João Tomás pode qualquer um pode...
Pedro Lavoura vos acompanhe.
Abraço
Ivo
estou ansioso por ver este cromo em acção
Uma coisa é brincar c jogadores que foram realmente maus, outra é gozar com um jogador que perdeu a vida num acidente de viação. Boa sorte ao kalaba.
Oh diabo, peço desculpa pela minha ignorância.
Lamentavelmente não sabia que o Lavoura tinha falecido...
As minhas sinceras desculpas caso alguém se tenha sentido ofendido.
Abraço
Ivo
@dezito: bem vindo às lides cromáticas.
Um Kalaba au vin para todos vós.
Ouvi dizer que vinha um Assman para o Sporting?
Sporting apresenta Ricardo Baptista às 20 horas.
Lá se foi a oportunidade para um grande post.
Para a proxima fico Calado
Vidalpinheiro, Calado é que não!!
Calado rima com Melão, e a história que se conta não deve ter sido invenção...
(sou mesmo um poeta!!)
De facto Assman era um nome fabuloso, mas infelizmente lá se foi toda uma panóplia de trocadilhos que iam encher os jornais, tipo "Assman peteu as maõs pelo..."(ja perceberam o tipo não é...)
Um abraço e umas Febras palitadas para todos.
Ivo
vidalpinheiro, tu ficas Calado,mas sós ficámos todos com um grande melão por o Assmann não ter vindo para a Sagres League.
Melhores dias virão. Só peço um bigode.
Para quando um post sobre o Okunowo que passou pelo SLB aqui ha uns anos?
Hehe.
Boa, já nem me lembrava desse postal. Excelente cromo que engloba muitas vertentes, desde a eterna promessa, a cepo dentro de campo, nome interessante e carreira decadente.
ao Okunowo só lhe faltava 1 bigodinho à Eddie Murphy pra ser o cromo dos cromos.
E já molhou a pena ao serviço dos Galos de barcelos! Vai dar 1 belo jogador, decisivo, ao nível dum Pitico ou num outro nível de 1 Marcus Severo!
Gande Kalaba
E o Zequinha que tal???? Ainda cospe po lado?
Hehehe ganda Kalaba, sera o novo Caciolli?
Enviar um comentário